12 de set. de 2013

ENJOEI E TÔ VENDENDO - FURADA/ROUBADA - FUJA

Somente após vender um quadro pelo site me inteirei da real situação por trás da boa imagem do Enjoei, que tem por slogan o consumo responsável e ecologicamente correto (na verdade, é um mercadolivre, porém os produtos são previamente aprovados, os textos editados, as comunicações entre vendedores e compradores sofrem intervenção de um moderador, enfim, esses possuem menos autonomia). 
Vendi um quadro, anunciado por R$ 200,00. A compradora quis devolvê-lo, por estar a moldura descascada e o papel manchado. Apenas para não me estender muito explicando todo o imbróglio, afirmo que não houve má-fé de minha parte quanto às pequenas manchas das quais eu tinha ciência (o produto era usado, tinha 9 anos, seu valor novo, cerca de R$ 1000,00). O fato é que, mesmo se tais marcas do tempo não existissem, o produto seria devolvido pela compradora pelo outro motivo, resultado de avaria ocorrida durante o transporte. Quando fiz o anúncio não tinha noção do peso do quadro. Optei por 2 kg. A compradora pagou cerca de R$ 23,00 de frete, do qual eu apenas seria reembolsada em R$ 20,00. Quando postei o produto, os Correios me informou seu peso: quase 7 kg. Paguei para postá-lo R$ 60,00 e gastei mais R$ 30,00, com plástico bolha, papel pardo e barbante. Se a compradora não devolvesse o produto, descontados os 20% de comissão, mais R$ 2,50 de taxa de anúncio, mais 7% de MOIP, e reembolso parcial de frete, eu lucraria com a venda apenas R$ 80,00. Mas o site, para ver incrementadas suas vendas, impõe, mesmo aos vendedores pessoas físicas, a obrigação de aceitar devoluções no prazo de 7 dias. Valendo-se desse direito a compradora devolveu o produto, que chegou em minha residência com a moldura com mais avarias e bamba. Fiz um orçamento para trocar a moldura, R$ 373,00. Meu prejuízo? R$ 463,00. Prejuízo à compradora? R$ 90,00. Prejuízo ao Enjoei? R$ 0. Antes de fazer negócio pelo site eu tinha um quadro inteiro. Agora não o tenho mais. Para deixá-lo como estava antes da infelicidade de conhecer esse site terei de arcar com mais R$ 373,00 (fora o que já gastei com envio, R$ 90,00). O site se diz amparado por cláusulas contratuais. Cláusulas nulas de pleno direito. Abusivas e leoninas. Afinal, há de se perguntar? Em que situação concreta o site assume algum risco por seu próprio negócio? Em outras palavras: em que situação concreta o site se responsabiliza por eventuais prejuízos? Em nenhuma. O site criou regras que o preserva de qualquer risco por seu próprio negócio. Para essa empresa só existem lucros. O site se auto-garante risco zero. Empurra os riscos e prejuízos aos compradores e vendedores, e lava aos mãos quando problemas e imprevistos acontecem.

6 comentários:

  1. Graças a Deus eu lí este desabafo! Eu me cadastrei no site, anunciei 2 produtos que ainda não foram disponibilizados a venda.
    Não tinha lido o contrato ainda, quando lí, me deparei com a cobrança dos 20%, (nem o Mercado livre cobra isso)
    Ao procurar comentários sobre a roubada em que ia me meter, ví esse desabafo dessa coitada e mais que depressa, entrei no site e já que meus produtos ainda (graças a Deus) não tinha sido ainda aprovados, retirei-os no ato.
    Agora pedirei ao moderador dessa arapuca, eliminar meu cadastro, senhas, cpf etc. não quero ter mais nenhum vínculo com esse dito site.
    Eles pretendem copiar quem? Mercado Livre? OLX? Bom Negócio, E Bay?
    Primeiro que não tem e nunca irão ter a estrutura de algum desses sites.

    ResponderExcluir
  2. Estou vendendo por lá, só hoje descobri dessas taxas absurdas, vou divulgar pelas mídias sociais.
    www.facebook.com/lustorefolheados
    https://www.instagram.com/lu_store_folheados/

    ResponderExcluir
  3. Estou vendendo por lá, só hoje descobri dessas taxas absurdas, vou divulgar pelas mídias sociais.
    www.facebook.com/lustorefolheados
    https://www.instagram.com/lu_store_folheados/

    ResponderExcluir
  4. esse site é mil vezes mais mercenário que o Mercado Livre, pois no mercado livre você pode perguntar se o comprador aceita troca, que local mora...nesse tal ENJOEI (nome de vômito), não se deixa fazer qualquer pergunta ao comprador a não ser dar um lance ou se é original e bla bla bla...não tem nenhum controle de peças originais, o site está cheio de falsificações e todos dizendo na cara dura se tratar de um produto original.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi muitas coisas estranhas no enjoei. Se VC não fizer anúncios, publicidade com eles VC não vende. Se você não colocar no enjoei pró. Para eles administrarem e decidirem o que VC vai vender, você não vende. . Eu tive varias perguntas nos meus produtos, mas parece que de repente tudo evapora. Eles mesmos fazem concorrência com quem a Nuncia independente. Fora o fato dos cookies que eles utilizam que rastreiam toda a sua vida. Tô fora também.

    ResponderExcluir
  6. Eu vendi um celular pela Enjoe ,paguei seguro e frete ,ja tem um mes , ate ágora não me pagaram nada ,ja registrei reclamação e nem me deram satisfação. Vou DENUCIAR no jornal.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.