4 de jan. de 2012

PARATI OU PARATY

Parati é nome de peixe, Paraty significa água de mar. Hoje a grafia utilizada é Parati. Uma cidadezinha patrimônio nacional (atualmente pleiteia o título de patrimônio universal junto a UNESCO), cujo centro histórico já vale a viagem. Foi o que fizemos nesse Reveillon. Nada de praia, embora Parati possua mais de 300, muitas acessíveis apenas por barco, paradisíacas. O tempo também não ajudou muito, já que estava nublado, então aproveitamos para dormir, comer e andar pelas charmosas vielas de pedras ladeadas por casarões coloniais. Parati, embora pertença ao Estado do Rio de Janeiro, foi um grande porto para escoamento dos produtos paulistas e mineiros, como café, ouro e açuçar, ao exterior.
Dizem que a cidade foi fundada por maçons. O símbolo maçônico do triangulo é visto em todos os cruzamentos das ruas. Vê-se que todos os três imóveis de esquina, exceto um portanto, possuem uma coluna em pedra, o que forma um triângulo imaginário, símbolo da maçonaria.
Outros fatos interessantes são que o centro histórico foi construído com 33 quarteirões e as casas construídas na escala 1:33.33, número maçônico. Observa-se também que alguns casarões preservaram faixas com desenhos geométricos, que também identificavam os maçons, além da tradicional pintura branco e azul turquesa. 
Algumas imagens com os símbolos:



Hospedamo-nos na pousada Pardieiro, localizada no centro, em trecho na rua do comércio bem residencial, silêncio total e um jardim interno com muita natureza e sons de passarinhos.

A pousada é charmosíssima. Foi de propriedade do saudoso Paulo Autran. Possui móveis antiquíssimos e o café da manhã é servido ao som de música clássica. Você literalmente volta no tempo. Está na lista dos 1000 lugares a conhecer antes de morrer, merecidamente.

A pousada é para os que gostam de contato com a natureza, silêncio, conversas (os apartamentos não possuem televisão, nem cd player), enfim, se desligar do mundo apressado de hoje.

Aqui vai o link da pousada:

Para comer indico: Café Pingado - http://cafepingadoparaty.blogspot.com/ . Todos os doces são excelentes, sem falar no café, capuccino, mocaccino. Se você quer fazer uma refeição leve, tem tortinhas salgadas acompanhadas de salada. E os precitos são bem camaradas.

Para quem quer saborear uma boa moqueca de camarão (no cardápio consta bobó de camarão, mas achei que estava mais para moqueca), indico o restaurante Sabor do Mar - http://www.paraty.com.br/sabordomar/. Serve duas pessoas e custa R$ 100,00. Eles também trabalham com vários pratos com peixes, que são todos fresquinhos, você escolhe na vitrine.

O meu queridinho, pela tenda armada na área externa e a excelente cozinha mediterrânea, é o Refúgio - http://www.restauranterefugio.com/. Mas se prepare para gastar. Os melhores pratos são os mais caros. O meu preferido é o camarão à moda do Nick, em homenagem a um antigo pirata que rondava pela região. Esse prato é individual e custa R$ 88,00.

Com preços mais acessíveis, tivemos indicação pela pousada do Chafariz. É um restaurante antigo em Parati. Ao passar em frente, você não dá nada por ele, mas se a pousada indicou é porque deve ser bom. Infelizmente, não tivemos tempo de experimentá-lo, assim como também não fomos ao badalado Banana da Terra, super recomendado, também tradicional na cidade, mas da linha de restaurantes caros.

Para massas, o Punto Divino - http://www.puntodivino.com.br/. Não gostei da pizza, mas as massas, recomendo.

Não gostei do galeria do engenho, na rua da Lapa. A não ser que você curta uma comida boiando no óleo... Pedimos uma lagosta, que no cardápio seria grelhada. A lagosta foi frita e levemente empanada. O gosto era de óleo velho, com gosto de peixe, provavelmente aproveitado de outra fritura. Senti gosto de óleo, de peixe, menos de lagosta. E o atendimento é dos mais lerdos que já vi. Não que eu estivesse com pressa, mas sabe aquela situação de você levantar a mão para fazer algum pedido e o garçom fingir não ver, fazendo cara de paisagem? Pois é.




Um comentário:

  1. estou indo para lá no final de janeiro e adorei as dicas. muito legal o blog. abs.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.